CASOS - CASES - CONTABILIDADE INVESTIGATIVA


EXEMPLOS:

CASO "A"

EMPRESA DE PORTE MÉDIO CONTROLADA POR GRUPO ECONÔMICO FORMADO POR EMPRESAS NACIONAIS E MULTINACIONAIS.

HIERARQUIA DOS ENVOLVIDOS:

EXECUTIVOS DO ALTO ESCALÃO

SITUAÇÃO: OS ALTOS EXECUTIVOS, QUANDO DEMITIDOS POR FRAUDE, MOVERAM UMA AÇÃO REIVINDICANDO ELEVADOS VALORES COMO INDENIZAÇÃO POR QUEBRA DE CONTRATO.

PROBLEMA: A EMPRESA SERIA OBRIGADA A PAGAR A INDENIZAÇÃO A EXECUTIVOS QUE NA VERDADE FRAUDARAM A EMPRESA.

ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÃO CONTÁBIL, OS CONSULTORES LOCALIZARAM OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DA UTILIZAÇÃO DO CAPITAL DA COMPANHIA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, COMO USO DE CARTÃO DE CRÉDITO CORPORATIVO PARA GASTOS PESSOAIS, AUMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA AOS ENVOLVIDOS, ADIANTAMENTO DE BÔNUS NÃO AUTORIZADO POR ACIONISTAS E DA MANIPULAÇÃO DE NÚMEROS PARA AUFERIR BÔNUS INDEVIDOS.

OS VALORES FINAIS LEVANTADOS FORAM SUPERIORES ÀQUELES SOLICITADOS NA AÇÃO JUDICIAL PELOS ENVOLVIDOS, O QUE LEVOU O JUÍZ A SUSPENDER O PROCESSO.


CASO "B"

EMPRESA DE GRANDE PORTE COM FATURAMENTO ANUAL NA CASA DE BILHÕES DE REAIS.

HIERARQUIA DOS ENVOLVIDOS:

ESTAGIÁRIO EM INÍCIO DE CARREIRA

SITUAÇÃO: ESTAGIÁRIO CONTROLANDO FUNDO FIXO DE CAIXA, CONSIDERADO DE VALOR IMATERIAL EM RELAÇÃO A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA MENSAL DA EMPRESA.

PROBLEMA: A EMPRESA VINHA SENDO FRAUDADA MENSALMENTE, EM MÉDIA, EM CINQUENTA E QUATRO (54) SALÁRIOS MÍNIMOS PELO COLABORADOR (ESTAGIÁRIO) QUE PERCEBIA REMUNERAÇÃO MENSAL DE DOIS (2) SALÁRIOS MÍNIMOS.

ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÃO CONTÁBIL OS CONSULTORES, LOCALIZARAM UMA DUPLICIDADE DE INTERPRETAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NA ROTINA DE FUNDO FIXO, OS QUAIS FORAM VALIDADOS PELA GERÊNCIA DE RISCOS DA EMPRESA. ATRAVÉS DOS "PORQUES" (BASE DA CONTABILIDADE INVESTIGATIVA) OS CONSULTORES LOCALIZARAM PAGAMENTOS MENSAIS DE PEQUENOS VALORES EFETUADOS ATRAVÉS DE COMPROVAÇÃO DE DOCUMENTOS REPRESENTADOS POR CÓPIAS REPROGRÁFICAS.

A EMPRESA PERDEU A CREDIBILIDADE EM SUAS NORMAS E PROCEDIMENTOS EM VIGOR, BEM COMO, A CONFIANÇA NO DEPARTAMENTO ENVOLVIDO, NAS CONSULTORIAS E EM TODOS OS COLABORADORES DE DIVERSOS ESCALÕES QUE CONFERIRAM, VALIDARAM E EMBASARAM A ELABORAÇÃO DE SEUS RELATÓRIOS EM TRABALHOS EXECUTADOS POR AUDITORIA CONVENCIONAL.